A tecnologia Beacon altera hábitos de compra

079087-130926-estimote-beacon

Como a tecnologia Beacon altera hábitos de compra

Um cliente entra em uma loja de departamentos ou supermercado e seu telefone mostra um alerta – um texto de boas-vindas dizendo “oi” da loja. Pode parecer um pouco futurista e incomum, mas na verdade, com a nova introdução da tecnologia Bluetooth Beacon, isso é apenas o começo.

Pode ser algo simples como uma mensagem de boas-vindas, um cupom ou uma promoção, talvez até detalhes sobre como navegar para um portão de passageiros em um aeroporto. De qualquer maneira, os varejistas foram introduzidos a esta nova forma inovadora para se conectar com seus clientes, como eles podem usar seus telefones celulares para obter pelo sistema. Com sua permissão, sua localização e listas de compras podem ser usadas para ajudar as balizas a transmitir ainda mais informações.

Está se tornando um conhecimento geral que os beacons estão tomando o mundo do celular e estão mudando a forma como os comerciantes e clientes se conectam uns com os outros para sempre.

Mas então, o que são beacons?

Essencialmente, eles são transmissores de rádio de baixa potência que podem enviar sinais para smartphones que entram dentro de sua proximidade. Isso geralmente é feito via Bluetooth – um método de comunicação que possivelmente vai se tornar muito normal nos próximos anos.

No Reino Unido, um centro comercial da costa sul tornou-se o primeiro de seu tipo no país a optar pela tecnologia beacon, a fim de melhorar a experiência do cliente. O Swan Center, como é chamado, permite aos clientes acesso a ofertas de desconto e outras informações entregues a eles sem ter que usar uma conexão à internet ou ter que usar um navegador.

Como esta nova tecnologia torna-se mainstream, o objetivo é ter essas mensagens personalizadas para cada consumidor para melhorar ainda mais a experiência de compra. O avanço tecnológico transformando nossa maneira de viver e enxergar o mundo.

Veja este vídeo explicando a ideia geral dos beacons e as facilidades que ele disponibiliza:

Texto adaptado de: businesszone